terça-feira, 9 de junho de 2009

Nossa Profissão!



Semana passada estava assistindo o Jornal Nacional, e me veio a mente a importância que pode ter minha futura profissão. Wiliam Bonner e Fátima Bernardes relatavam o que acontecera minutos antes da tragédia com o vôo 447 da Air France. Você deve estar pensando... o que isso tem a ver com minha futura profissão? Pois é caro leitor, o que me chamou atenção foram às imagens de um satélite metereológico consultadas antes do vôo. Segundo a Força Aérea Brasileira antes de qualquer vôo sempre se tem auxilio de imagens de satélite para saber as condições do tempo. Pois foi isso que aconteceu antes da tragédia do Air Bus, graças a uma imagem pôde-se detectar uma tempestade na ZCI (zona de convergência intertropical). Os especialistas afirmam que essa tempestade seria um dos agravantes para o “desaparecimento” do avião. Mas e ai, o que isso tem a ver com os técnicos em geoprocessamento? TUDO!!! Pois analisar, interpretar, distribuir essas imagens é uma das nossas atribuições, portanto estamos cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas. Mas o que me ocorre nesse momento é o seguinte: por que as geotecnologias estão cada vez mais presentes na sociedade contemporânea e a maioria das pessoas não se dão conta disso? Sim, pois quase 90% das pessoas que eu tenho contato diariamente convivem com a mesma e não sabem o que eu estudo. E vou além você que esta lendo esse post certamente já consultou essa semana ou até mesmo hoje uma imagem de satélite para saber a previsão do tempo, ou até mesmo viu a apresentadora do telejornal falando da previsão com uma delas. Mas alguém pensou em geotecnologia nessa hora? Por que a imprensa em geral, mesmo utilizando essas tecnologias a todo momento, não dão ênfase á nossa área de estudo? Por que não aparece em especiais sobre profissões do globo repórter a nossa profissão? Se você tem pelo menos uma dessas respostas comente!!!


4 comentários:

  1. É um bom começo para nós que estamos apenas no ponto inicial da nossa profissão. É importante um meio de comunicação para resolver dúvidas, trocar idéias, combinar trabalhos, viagens e outros. Henrique, espero que seu blog seja uma referência entre alunos, colegas, professores e o pessoal da área. Coloque sempre conteúdos atualizados, com muitas informações necessárias e verdadeiras. Apresente novas tendências, normas, avisos entre outros paper's interessantes. É isso aí.

    ResponderExcluir
  2. Valeu ai grande Marcelo... farei o possivel sem dúvida... grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Hum..é verdade..é verdade mesmo o q tu escreveu..ehehe..concordo ;D
    te amo lindo..

    ResponderExcluir
  4. Bom Henrique no meu ponto de vista realmente o que falta para o curso é divulgação...sabemos que o Brasil não vive essa tecnologia toda de ponta, acaba ficando com os "restos" dos paises mais avançados e exportando os bons cérebros brasileiros em vez de investir neles para o benefício do próprio Estado. Caso o fato não fosse verdadeiro o brasileiro não teria medo da tecnologia e confiaria mais nela, porque a todo o momento aconteceria divulgação na mídia dos resultados obtidos aqui no país, sendo assim chegaria a todo o território brasileiro através dos diversos meios de comunicação que existe não assustando e buscando credibilidade no mercado para a divulgação garantida os serviços que a carreira oferece!! Parabéns pela iniciativa de divulgação!!!rsrs

    ResponderExcluir