terça-feira, 7 de julho de 2009

Envelhecimento dos Satélites GPS???


O GPS funciona graças a uma constelação de 31 satélites, posicionados a 20 mil quilômetros de altitude, que emitem um sinal contínuo de navegação informando aos usuários sua latitude, longitude e altitude em determinado momento. Para oferecer uma localização apurada de qualquer ponto do globo, são necessários pelo menos 24 satélites.

O problema é que a maior parte deles já superou ou está perto de ultrapassar a sua vida útil sem que os militares americanos (que criaram e operam o sistema há 20 anos e o alugam para empresas comerciais) tenham um plano imediato de substituição da envelhecida esquadrilha. Com a falta de investimentos, os satélites poderão começar a falhar.

Essa notícia foi retirada do site clic RBS da seção tecnologia do dia 01/06/09, e eu trouxe aqui para o blog para saber a opinião da galera... O que acham disso? É possível ou é muito sensacionalismo por parte da imprensa? O fato que nós da comunidade científica que trabalhamos com essa tecnologia ainda não recebemos nenhuma informação relacionada a isso. Minha opinião é que tem um pouco de sensacionalismo no meio disso tudo, hoje a sociedade já esta em um estágio de “dependência” do sistema GPS muito avançado, e acredito que a Força Aérea Americana tenha uma carta na manga para esse probleminha.

Não quero ser alarmante como o grupo RBS, só queria deixar claro aos usuários que segundo um recente relatório da US Government Accountability Office (GAO) existe uma possibilidade em cinco de que a esquadrilha de satélites funcionais caia para menos de 24 entre 2011 e 2012. Então quem usa ai pode fica tranqüilo a principio, qualquer outra informação estarei postando aqui para deixá-los informados.

Curiosidade:

Atualmente, o único outro serviço de localização por satélite é o russo Glonass Russian, que conta com 19 satélites em órbita, cinco a menos do que o necessário para cobrir todo o globo.

A China espera contar com seu próprio sistema de posicionamento em 2011, enquanto o sistema civil europeu Galileo ainda engatinha e deve ter apenas quatro satélites daqui a três anos.


4 comentários:

  1. É isso aí..eles estão envelhecendo..pobres satélites..rsrs ;D
    te amo..bjo

    ResponderExcluir
  2. ah viu..eu te amo..rsrs ;D
    só pra vc n esquecer..

    ResponderExcluir
  3. ''te amo pra sempre..te amo demais..''..lembre da música..rsrs

    ResponderExcluir