quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Projeto Geomatica na Escola!

Para as pessoas que me conhecem, ou quem já trabalho comigo sabe que desde 2007 eu desenvolvo o projeto "Geomática na Escola", que tem por objetivo levar aos estudantes que estão concluindo o ensino médio, essa ciência que me fascina. Criei esse projeto com ajuda de alguns colegas e professores para diminuir a evasão no curso e divulgar um pouco mais essa ciência que poucos conhecem e que nos garante um mercado de trabalho bastante promissor. Levamos ás escolas de ensino médio de Santa Maria e região equipamentos do curso como GPS, Teodolito, Esterioscópios entre outros, juntamente com uma bem humorada palestra sobre nossa profissão. Na oportunidade sempre aproveitamos para tentar detectar o nível de conhecimento dos alunos sobre o assunto... e o que já era esperado se confirmou como mostra o gráfico, mais de 80% dos alunos nunca tinham ouvido falar em Geomática ou Geoprocessamento, isso justifica a baixa procura pelo curso, tanto no nível técnico como no superior, e também a falta de profissionais qualificados nessa área.
Atualmente estamos reformulando o projeto para que o mesmo tenha abrangência ao também recente curso superior de tecnologia em geoprocessamento, em breve estaremos dando continuidade as palestras... Gostou da idéia? Quer saber mais? Quer participa??? Comenta!!!


*Foram cerca de 200 alunos que participaram do projeto no ano de 2008 e em 4 meses o site do projeto teve 600 acessos... acesse vc também htt://www.politecnico.ufsm.br/geonaescola

3 comentários:

  1. Um ótimo projeto, uma ótima idéia.
    Tenho o privilégio de conhecer um pouco deste projeto e sei do tamanho do seu potencial frente a um público que necessita de informação a respeito de profissões e carreiras.
    É um excelente incentivo para quem está indeciso em relação à que carreira seguir,
    ou por pessoas que nem conhecem esta "nova" e tão admirável ciência.
    Continue e extraia ao máximo o que conseguir desse projeto, pois o resultado tem tudo pra ser extremamente satisfatório, para todas as partes.
    Abraço Katiano

    ResponderExcluir
  2. um projeto q com certeza deve ser levado a frente para q esse "povo" conheça um pouco mais sobre a geomática e o geoprocessamento, incentivando talvez a escolha para o seu futuro profissonal um desses dois belos cursos..
    abraço

    ResponderExcluir
  3. Oi!,
    È muito interessante seu projeto. Eu sou professor da geografia na Colombia e procuro conhecer um pouco mais sobre seu resultado. Gostaria escrever-me com voce, meu correio é apiconrodriguez@gmail.com

    ResponderExcluir